sábado, 10 de março de 2012

O prefeito cicloativista

Nos anos 80 uma banda punk espanhola chamada “La Polla Records” cantava (ou gritava) em uma de suas músicas, “Que hacen ahora em Londres” (Que fazem agora em Londres), e deixava transparecer que muitas pessoas orbitavam em torno do que ocorria na capital inglesa, pelo menos nessa época. 


Mas hoje a coisa está bastante mudada, com um mundo mais globalizado os olhares já não mais se concentram em um único ponto, em um país apenas, mas sem dúvida este mundo globalizado amplia o alcance de nossa visão. E talvez seja justamente por este motivo que a figura de Boris Johnson, o prefeito de Londres, passa despercebida pela maioria das pessoas. 

Mas o que tem de especial este simpático senhor? 

Boris Johnson, que pertence ao partido conservador (e por vezes pode parecer estranho que o chamem de conservador), é um grande defensor da causa ciclística (da bicicleta como alternativa de transporte público), já muitos o veem como o líder da revolução ciclística que hoje se vive na capital inglesa. Ele utiliza a bicicleta para transportar-se à suas atividades habituais, descartando desta forma a utilização dos veículos oficiais, leia-se automóveis, e isto o separa de seus pares políticos, cujos atos políticos na maior parte das vezes não refletem seus discursos. 


Porém Boris Johnson não parou somente no discurso, levou suas convicções adiante transformando-as em ações concretas ao inaugurar o “London Cycle Hire Scheme”, um novo sistema de aluguel de bicicletas, modelo baseado em outras cidades Européias tais como París, Barcelona e Viena. O “London Cycle Hire Scheme” disponibilizará cerca de 6 mil bicicletas aos cidadãos, com as quais se estima queimar 6.500.000 mil calorias diárias. 


E não para por ai, o prefeito ciclista Boris inaugurou ainda uma belíssima ciclovia, a “superhighways”, na verdade uma super ciclovia para o pleno deleite dos ciclistas, as quais são mais amplas, possuem duplo sentido e um belíssimo tom de azul. Hoje Londres figura entre uma das cidades mais amigáveis aos ciclistas.



Todas estas coisas tem levado a vários atores da vida pública a se identificarem com a atuação deste peculiar prefeito, somando-se a ele a modelo Elle MacPherson, Leonardo di Caprio ou ainda a atriz Kelly Brook. 

Sem dúvida um político do lado da revolução ciclística. Precisamos de alguns Boris Johnson por aqui!



Nenhum comentário: