quarta-feira, 7 de março de 2012

A bicicleta, um motor econômico

À medida que os preços da gasolina e do transporte público disparam se torna mais evidente o arrocho econômico; surge então a necessidade de cortar gastos e desta forma, uma das alternativas mais viáveis é a utilização da bicicleta como meio de transporte. 

Já se sabe que o uso da bicicleta supõe uma melhora significativa na qualidade de vida e na saúde das pessoas (bem como demonstra um recente estudo realizado pelo CREAL publicado no British Medical Journal). Até o momento, como aponta a consultora de mobilidade Esther Anaya, os benefícios da bicicleta recaem principalmente sobre os índices ainda não tão visíveis ou mensuráveis nos preços de mercado e por essa razão a bicicleta ainda não se constitui num peso importante nas tomadas de decisões. E é bem agora, em plena crise que os benefícios econômicos da bicicleta/ciclismo começam a ser notados e ganham cada vez mais espaço nas discussões e mesas de planejamento, se tornando um protagonista importante como meio alternativo de transporte. E eis que todos começam a notar que a bicicleta move não apenas pessoas, mas também dinheiro. 

A bicicleta, reconhecida pela sua eficiência como mio de transporte terrestre, se torna também é a principal aliada para novas (em alguns casos nem tão novas) empresas que baseiam suas estratégias em negócios que se aproveitam to potencial que lhes oferece este econômico veículo de duas rodas. 

A bicicleta representa uma grande revolução aos negócios ligados ao transporte de mercadorias e serviços de delivery
Serviços postais (como no caso dos Correios que há muito já utilizam as bicicletas), restaurantes que entregam comida em casa, supermercados, são alguns dos negócios que vão ganhando cada vez mais espaço nas cidades. 

O potencial turístico da bicicleta 
A bicicleta é um veiculo muito simpático e atrativo, e justamente por isso se converte numa opção perfeita para muitos turistas que desejam explorar os seus destinos em outro ritmo, geralmente mais intimista e de forma a vivenciar mais de perto as pessoas e os lugares visitados. 

A nova industria da bicicleta 
A bicicleta, bem como o ciclismo vive atualmente um boom em todas as parte, além de se constituir em um importantíssimo instrumento de revitalização industrial, tanto nos países desenvolvidos que atualmente enfrentam uma grave crise econômica acompanhada por todos nós, quanto para os países em desenvolvimento.



_________________


 

Nenhum comentário: