terça-feira, 10 de janeiro de 2012

World Bike Tour 2012 transforma pedaladas em eletricidade no Ibirapuera

Fonte: Exame

Previsão é que os ciclistas pedalem, sem sair do lugar, a distância equivalente a uma volta ao mundo 


A largada para o World Bike Tour 2012 de São Paulo foi dada. Desde o último sábado (7), doze bicicletas estão instaladas no Parque Ibirapuera para que o público pedale sem sair do lugar por 42 mil quilômetros, que é a distância equivalente a uma volta ao mundo. 

O evento foi realizado pela primeira vez na capital paulista em 2009 e, desde então, vem promovendo a conscientização e incentivando os paulistanos a pedalarem em busca de uma melhor qualidade de vida. Na edição de 2011, a iniciativa contou com sete mil participantes e a expectativa é de que esse número cresça ainda mais neste ano. 

Além de trabalhar a mudança de hábitos, o World Bike Tour também colabora com o meio ambiente. Todas as bicicletas instaladas no “Modelódromo do Ibirapuera” são equipadas com uma estrutura que transforma a energia das pedaladas em eletricidade. O local também conta com quatro painéis fotovoltaicos e quatro torres eólicas, que juntos suprem toda a demanda energética necessária para o evento de maneira limpa. 

As bikes, que darão a volta ao mundo sem sair do lugar, são equipadas com monitores que mostram a distância percorrida e qual seria a posição virtual do ciclista na “viagem” ao redor do planeta. Somente nos dois primeiros dias, centenas de pessoas já participaram das pedaladas, incluindo deficientes físicos, já que a organização disponibiliza uma handbike para adultos e uma handbike infantil. 

O World Bike Tour será finalizado no dia 25 de janeiro, quando a cidade de São Paulo completará 458 anos. Para fechar o evento em grande estilo, a capital sediará um passeio ciclístico de dez quilômetros, com início na Ponte Octávio Frias de Oliveria (ponte estaiada) e finalizada no velódromo da Universidade de São Paulo (USP).

Nenhum comentário: