terça-feira, 1 de novembro de 2011

Bicicletas nas ruas

Em todo o país milhares de cidadãos prometem passear de bicicleta pelas ruas de diversas cidades em toda ultima sexta-feira de cada mês, como uma forma de chamar a atenção para a necessidade de uma mobilidade sustentável. 



O professor universitário João Pedro Barreto, reivindica mais sensibilidade para com quem circula de bicicleta pelas ruas dos grandes centros urbanos. Ele aponta ainda como principal problema para os ciclistas, o fato de o Código de Transito ser, em alguns pontos, prejudicial para os ciclistas. 



Ao ler esta matéria poderíamos pensar se tratar do transito no Brasil. Mas a matéria transcrita acima foi retirada do TSF Radio Notícia e é referente ao movimento da Massa Critica em Lisboa, Portugal. O que nos mostra que o transito e os problemas relacionados à mobilidade urbana não é um problema só de São Paulo ou do Brasil; isso para não dizer da emissão de gazes poluentes. 


A Massa Critica é um movimento pacifico, uma “celebração da bicicleta como meio de transporte.” É uma organização horizontal, sem representantes, líderes ou porta-vozes. Possui tantos porta-vozes quanto participantes — é um espaço aberto à reivindicação, a manifestação. 
Ilustração: idrawalot


“Juntos por um trânsito mais humano, por cidades mais bonitas e alegres, por um mundo mais respirável: somos todos parte da Massa Crítica.”

Nenhum comentário: