quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Filosofia de Vida...


Mais que um exercício físico ou uma pratica esportiva; Uma Filosofia de Vida!

No blog da ciclista paulistana Aninha, encontrei a seguinte frase: “É bom unir o útil ao agradável, mas quando o agradável é maravilhoso essa união se torna surreal!!!”

E é verdade; talvez, SURREAL seja mesmo a palavra que melhor defina esta maravilha que é o pedalar, nas suas mais variadas modalidades – sobretudo no cicloturismo e nas cicloviagens, que são as modalidades que mais me encantam.

O cicloturista ou cicloviajante é, acima de tudo, um amante da vida, um contemplador da natureza e meio que um poeta eu diria; basta observar o vasto material, fotos, relatos deixados todos os dias nos inúmeros blogs existentes que relatam as infindáveis aventuras ciclísticas.

Dentre muitos Cicloviajantes dos quais acompanhei e acompanho os relatos pelos blogs, houve alguns relatos que mais me chamaram atenção, como os de Rafael Limaverde por exemplo, que no dia 19-11-2002 (terça-feira) pedalando no Maranhão, ainda no inicio daquela sua aventura, escreveu:

Curiosidade: A bicicleta te dá a possibilidade de sentir um local mais do que qualquer outro tipo de transporte. Cada local tem um cheiro... às vezes, é cheiro de fumo brabo, às vezes, é farinha torrada. Algumas vezes é catinga de carniça, outras é o perfume das senhoras na parada de ônibus indo pra missa.Pedalar é sentir os cheiros do mundo.O silêncio da bicicleta faz você ouvir os sons da natureza, das máquinas agrícolas, do choro do menino, das risadas e dos murmurinhos.

O olhar também é mágico. Os 14 segundos que você passa pedalando pela frente de uma casa à beira da estrada já te dá uma idéia de como eles vivem. Como as constroem, como cozinham, o que fazem, como trabalham e como descansam.Como as crianças brincam, as brigas, os amores... A pouca velocidade faz você perceber todos esses detalhes e melhor é que não interfere na sua rotina a não ser aqueles poucos segundos que eles param para te olhar. Viajar de bicicleta é uma troca de perceberes.

E este fora talvez um dos melhores relatos, uma das melhores definições que já pude ler a respeito do que é o ciclotour. Porque para compreender o que quão prazeroso é pedalar, só mesmo pedalando.

Já o exemplo, de amor pela vida fica mais evidente se observarmos as viagens e o sonho do JOVEM Senhor Valdecir João Vieira ou apenas Valdo, que tive a felicidade de conhecer em 2007 quando ainda conjeturávamos realizar nosso tão sonhado Cycling Around The World; para mim ainda não será possível realizar tal aventura, mas para Valdo a viagem já tem data de início e será em janeiro de 2009.


Link para o video
.

Nenhum comentário: